Resenha | Seis anos depois – Harlan Coben

Resenha:

Em qualquer livraria que você frequente, numa estante vai encontrar algum livro do escritor, Harlan Coben. Aqui na minha pequena cidade, no interior de Santa Catarina não é muito diferente. Mas, não sei por que cargas d’água, acabava deixando as obras do autor sempre pra próxima compra. Até que no mês de junho desse ano eu li Outsider, novo livro do Stephen King, e em muitos momentos da trama ele cita O Mestre das Noites em Claro, apelido carinhoso que os fãs deram a Coben. Enfim, sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa!

O livro tem como protagonista o professor de Ciência Política, Jake Fisher.  No passado, ele esteve em um retiro onde acabou conhecendo Natalie Avery, e em tão pouco tempo apaixonaram-se de forma avassaladora. Mas do nada, ela acaba rompendo com ele, fala que vai se casar com o ex-namorado Todd e ainda tem a “cara de pau” em convidá-lo para o casamento e no final do evento, faz Jake prometer que vai deixá-los em paz e nem sequer pensar em procurá-los. Ele consegue manter a promessa até que SEIS ANOS DEPOIS, quando está mexendo no computador da universidade, se depara com a notícia que o marido da sua amada foi brutalmente assassinado. Com a morte dele, a promessa não precisa mais ser mantida, não é? Quem dera continuasse assim.

Você acredita em amor à primeira vista? Nem eu. Mas acredito numa grande atração à primeira vista, mais que física. Acho que de vez em quando – em uma ou duas ocasiões na vida – nos sentimos fascinados por uma pessoa, de forma muito profunda, primordial e imediata, um encanto mais que magnético. Foi assim com Natalie. Às vezes não passa disso. Em outra cresce, esquenta e se transforma numa chama gloriosa, que sabemos ser verdadeira e destinada a durar para sempre.

A partir daí que as coisas começam a complicar. Jake descobre que Todd sempre foi casado com outra mulher, e que eles tem dois filhos juntos. Como assim? Como Natalie pode casar com esse ex-namorado que é casado com outra pessoa? E porque parece ser impossível encontrá-la, que as pessoas que os conheceram juntos o olhem com tanta desconfiança e não lembrem deles juntos? Não faz nenhum sentido! E quanto mais o nosso protagonista remexe no passado, mas risco de vida ele acaba correndo…

No momento, eu estou numa pegada em ler livros de thriller, ou caso lhe convenha melhor, de suspense ou romance policial. Ao menos para mim são uma ótima cura de ressaca literária.  E posso dizer que Seis anos depois contém um ritmo eletrizante. O que ajuda é a forma como o autor escreve. A narrativa de Harlan Coben não é apegada a descrições prolongadas de cenários, objetos e pessoas, o seu foco é a trama e o ritmo da história. O que é conveniente, pois é um livrinho curto de 272 páginas.

Como já citado, Jake é um professor de Ciência Política que atua na Universidade de Lanford College. Suas características físicas são meio clichês, pois ele tem 1,98 e é bem musculoso, singularidades que o ajudaram a ser segurança antes da vida acadêmica. Apesar de na aparência ser um brutamontes, por dentro se mostra uma pessoa sensível, com a alma amargurada e incapaz de esquecer a pessoa que considera o amor de sua vida. É por acreditar nisso que ele não desiste em procurar Natalie, mesmo que isso signifique arriscar a própria pele.

Balancei a cabeça. Juntei os cacos? Nossa, isso foi horrível. Esse é o problema de se apaixonar. A pessoa começa a falar igual a uma letra ruim de música country.

E pra finalizar, achei o livro excepcional. Não citei outros nomes aqui, mas a obra com ótimos personagens secundários e que vão auxiliar Jake em sua busca. Os únicos pontos negativos (mas nem tão negativos assim),  são as características físicas dos personagens (os baixinhos, ou pessoas de altura “normal” também amam, bicho), e o que mais pesou pra mim: o final, que foi água com açúcar, se comparado com a violência e a tensão que a trama estava mostrando. Com toda certeza vou querer ler outras obras do autor, e espero que essa resenha te faça ao menos sentir a vontade em ler Seis anos depois.

Caminhando

Entre Livros!

Copyright 2018 by Apaixonadas por Livros – Todos os direitos reservados!

Copyright 2018 by BoldThemes. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image